Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cerveja e sorvete: uma dupla perfeita

É comum achar que uma cerveja de alto teor alcoólico não combine com o verão. Porém, a maneira como a cerveja será degustada pode surpreender e trazer impressões interessantes. O especialista em cerveja (biersommelier) da cervejaria Bierland, de Blumenau (SC), Paulo Bettiol, apostou na combinação da bebida com uma sobremesa.

“A harmonização de cervejas robustas e complexas, como a Bierland Strong Golden Ale, pede um acompanhamento à altura. O sorvete de Amarena, composto por iogurte e licor de cereja, é uma ótima sugestão. Isso porque a sobremesa está relacionada ao verão, o que faz um excelente contraponto com o teor alcoólico da cerveja”, explica Paulo Bettiol.

A gordura do sorvete é cortada pelo álcool da cerveja. Além disso, o aquecimento trazido pela bebida recebe as baixas temperaturas da sobremesa, o que não deixará a cerveja demasiadamente forte. O adocicado do sorvete, com notas de frutas vermelhas, é complementado com as características frutadas da cerveja, trazendo a harmonia dos sabores. O resultado final é um suave dulçor, com um sutil aquecimento, vindo do alto teor alcoólico da Bierland Strong Golden Ale, pedindo outra colher do sorvete.

Segundo o biersommelier, o indicado é consumir a harmonização à noite. “Longe do calor excessivo do dia você perceberá como uma cerveja 'forte' cabe em dias mais quentes, combinando com sorvete ou até mesmo outros tipos de sobremesas geladas”, comenta.

Essa harmonização foi feita e pode ser apreciada no Bar Bier Vila (anexo ao Parque Vila Germânica), em Blumenau.

Harmonização com Cerveja

A prática de complementação de sabores, mais conhecida como harmonização, já se tornou um hábito no Brasil. O comum é levar a mesa vinho para acompanhar a refeição, mas a cerveja também desempenha este papel perfeitamente. São inúmeras as possibilidades de harmonização com cerveja, e é isso que torna esse tema ainda mais interessante.

Saiba mais em www.bierland.com.br
Créditos da reportagem: http://www.novablumenau.com.br/2012/03/cerveja-e-sorvete-uma-dupla-perfeita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário