Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CULINÁRIA IRLANDESA - harmonização entre cerveja e alta gastronomia oferece experiência repleta de aromas e sabores.


Considerado um dos países onde mais se consome cerveja em todo o mundo, na Irlanda o hábito de harmonizar a tradicional bebida e culinária é bastante apreciado em mesas de bares e restaurantes. Diferentes do estilo pilsen, muito comum no Brasil, as cervejas especiais ou gourmet se caracterizam por serem mais fortes, encorpadas e pelo presente sabor de malte, oferecendo uma rica experiência gastronômica, repleta de aromas e sabores. 

Da mesma forma como os vinhos são levados às receitas das principais cozinhas, a cerveja pode ser considerada uma ótima opção para acompanhar pratos mais sofisticados. Quem garante é o especialista em cervejas, Daniel Wolf, que destaca o resultado desta combinação como algo contrastante, equilibrado e complementar.

Segundo o mestre-cervejeiro, uma regra fundamental para harmonização é saber que os sabores e aromas, tanto do alimento quanto o da bebida, não devem se sobrepor.

Ao contrário do que estamos acostumados a pensar quando associamos cerveja a uma refeição, a especialista Liziane Golombiewski, do Mulligan Irish Restaurant, destaca que não devemos limitar a contribuição da bebida a simples acompanhamentos, como pizzas, lanches ou outros pratos costumeiros. 

Sobretudo, Liziane afirma que o paladar adocicado de determinado tipo de cerveja pode quebrar o picante de uma receita, refrescando o sabor para melhor apreciação; enquanto as cervejas com alta concentração de lúpulo intensificam a sensação picante, em virtude da adstringência presente em sua fórmula. 

Desta maneira, a culinária irlandesa apresenta diversas receitas de harmonização entre cerveja e gastronomia, que podem variar de simples aperitivos como: bolinhos de batata, iscas de peixe, ou diferentes tipos de queijos a elaborados pratos, como salmão com crosta de manjericão e nozes, camarão com alho e gengibre e costeleta de cordeiro com gremolata, dentre muitas outras especialidades.

Contudo, as sugestões para a harmonização entre cerveja e gastronomia não se resumem apenas a pratos sofisticados, já que as sobremesas podem ser consideradas uma excelente combinação.

De acordo com a especialista, cervejas do tipo stout, que possuem aromas torrados, também são ótima opção para acompanhar receitas à base de chocolate e café por conta do contraste gerado pela doçura e amargo ou mesmo pela semelhança entre os ingredientes. Neste caso, sugere-se um delicioso brownie e sorvete de creme, harmonizado pela cerveja. 
Cada vez mais popular no Brasil, esta tendência gastronômica conquista novos apreciadores a cada dia. Muito comum em outros países europeus, como França, Itália, Alemanha e Espanha, a harmonia entre cerveja e pratos requintados pode passar por algumas mudanças no paladar dos brasileiros como indica Liziane, ao sugerir a nossa tradicional feijoada junto de uma típica cerveja do estilo English Brown Ale. 

Créditos da reportagem: Site Guia da Semana (http://www.guiadasemana.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário