Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cardápio do 5º Encontro do Club Gourmet Cerveja e Prosa Amigos da Chef - 06/02/2011

Amigos,


Para o 5º Encontro do Club Gourmet, que acontecerá dia 06/02/2011, teremos o cardápio descrito abaixo. Segue, também, as sugestões para harmonização com cervejas especiais e artesanais.


Entrada: 

          - Endívias Recheadas.
                    "Folhas de endívias recheadas com creme de gruyère e parma"

Prato principal: 

          - Carré suíno ao molho dourado acompanhado de Risoto à milanese.
                    "Molho a base de rapadura e mostarda"

Sobremesa: 

          - Tartalete de limão Siciliano.


- Harmonização com cervejas especiais e artesanais -

Entrada: Estamos sugerindo 3 cervejas escuras.

          - Bohemia Escura, disponível em garrafas de 355 e 500 ml ou latas de 350 ml. É uma cerveja escura, produzida com malte importado de Munique. Possui 5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 0 e 4 graus.



          - Eisenbahn Dunkel, disponível em garrafas de 355 ml. Leva em sua receita cinco tipos diferentes de maltes importados. O resultado é uma cerveja marcante, com um aroma incomparável que apresenta notas de torrefação e de café. Possui 4,8% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 0 e 4 graus.



          - Falke Bier Ouro Preto, disponível em garrafas de 600 ml. Elaborada com malte torrado, sem adição de corante caramelo, a Falke Bier Ouro Preto revela leves notas de café e chocolate. Possui 4,5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 2 e 5 graus.



Prato Principal: Estamos sugerindo 3 cervejas do estilo Belgian Dubbel.

          - Bohemia Confraria, disponível em garrafas de 355 e 500 ml. A Bohemia Confraria foi lançada em 2005 a partir de uma receita nascida na idade média, criada pelos monges e aperfeiçoada pela Bohemia. Possui 6,2% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 0 e 4 graus.

         
          - Leffe Brune, disponível em garrafas de 330 ml. A Leffe Brune (também chamada de Lefffe Brown) é substancialmente robusta, apresentando uma interessante combinação entre seu pronunciado aroma de caramelo torrado e um toque levemente adocicado ao final. Combina perfeitamente com pratos condimentados e agridoces. Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A cerveja de alta fermentação é destinada aos apreciadores de cervejas especiais e deve ser lentamente saboreada para a percepção do sofisticado e complexo sabor de um líquido com séculos de tradição. Possui 6,5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 0 e 4 graus.


          - Wals Dubbel, disponível em garrafas de 360 ml. Cerveja forte de aparência castanha escura, espuma densa e duradoura. Aroma de frutas secas com notas de especiarias e maltes especiais. Paladar com persistência do torrado, levemente picante e bastante seca. Possui 7,5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 2 e 5 graus.


Sobremesa: Para a sobremesa, sugerimos uma cerveja do estilo German Weizen, conforme sugestões a seguir:

          - Franziskaner Hefe-Weissbier Hell, cerveja de cor dourada e opaca cujo sabor condimentado e refrescante se deve à presença ativa do fermento dentro da própria garrafa. Ela apresenta uma espuma abundante, branca e cremosa, obtendo-se no copo uma liberação de gás carbônico, o qual produz um efeito de vivacidade e frescor na cerveja. Disponível em garrafas de 500 ml. Possui 5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 3 e 5 graus. É uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo, com mais de 600 anos.

         
           - Erdinger Weissbier, é uma cerveja de trigo premium, para aqueles que apreciam um sabor inesquecivelmente bom. Carro-chefe da cervejaria Erdinger, a Erdinger clara é uma cerveja de trigo com levedura fina e tradicional maturação dentro da própria garrafa, similar aos champanhes. Disponível em garrafas de 500 ml. Possui 5,3% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 3 e 5 graus.


           - Áustria Bier Weiss, feita para atender a demanda crescente no Brasil de cervejas especiais e diferenciadas. Produzida com trigo maltado e fermento especial de alta fermentação, a Áustria Bier Weiss segue as tradições das famosas "Weissbier", produzidas na Baviera e difundidas no mundo inteiro. Como não é filtrada, ganha textura e corpo mais densos, com sabor refrescante e levemente cítrico. Disponível em garrafas de 600 ml. Possui 5,5% de teor alcoólico. Temperatura ideal para sua apreciação é entre 2 e 4 graus.




Prosa: Sugerimos alguma cerveja do estilo Pilsen ou Premium Lager da preferência de cada um. São boas opções: Brahma Extra, Áustria, Backer, Heineken, Bohemia, Original, Kaiser Gold dentre tantas outras.

Um abraço,

         Chef Bruna Costa e Marckleuber

Nenhum comentário:

Postar um comentário