Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sugestões para Harmonização - 6º Encontro do Club Gourmet - 13/03/11

Amigos,

Abaixo as sugestões de harmonização dos pratos com cerveja especiais e/ou artesanais:


Entrada: 

Estilo Witbier

1) Hoegaardencontém ingredientes especiais como sementes de coriandro, uma especiaria originária da Ásia e norte da África, e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescância.  Produzida na pequena vila de Hoegaarden, no norte da Bélgica, esta é uma autêntica cerveja de trigo belga, também conhecida como White Beer. A Hoegaarden possui um processo de fabricação único e complexo e, por isso, é virtualmente diferente de qualquer outra cerveja no mundo. Possui 4,9% de alcool. Pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet) ou Mamãe Bebidas. 

2) MariwitCerveja elaborada seguindo normas da Escola Belga, refermentada na própria garrafa com levedura Ale (alta fermentação). Possui uma coloração amarelo vivo com boa turbidez e reflexos brancos, aromas predominantes cítricos (casca de laranja e coentro) e florais (lúpulo), com notas frutadas e de especiarias (fermento). Cerveja bem leve, muito refrescante e bastante frutada. Possui alta carbonatação e leve acidez, características naturais e indispensáveis ao estilo Witbier. Isenta de substâncias químicas produzidas e ou introduzidas artificialmente.  Contém 4,5% de alcool. Produzida pela cervejaria Tabena do Vale (Nova Lima). Cerveja artesanal. Onde comprar: Frei Tuck - BH MG ou Taberna do Vale (Jardim Canadá).

Estilo Bohemian Pilsener

3) 1795Fabricada sob rigorosos e tradicionais processos, com malte próprio e o lúpulo de Saaz, a 1795 é uma cerveja premium lager dourada, com paladar redondo e balanceado amargor. Possui aroma fresco e floral, ideal para acompanhar pratos condimentados (ex. culinária thai, indiana ou chinesa), peixes e saladas e para ser apreciada nos mais diversos momentos. Estilo: lager (baixa fermentação) - 4,7% teor alcoólico Cor: dourada brilhante Aroma: floral e fresco Paladar: encorpado, bem balanceado, com boa presença de lúpulo e toques vegetais. Pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação). 

4) Wals PilsenPilsen original tcheca, tipo Bohemia, de aparência dourada, com espuma aveludada e duradoura.  Aroma pronunciado de lúpulos especiais e maltes diferenciados. Paladar com amargor equilibrado, maltes e lúpulos em evidência. Possui 5% de teor alcoolico. Cervejaria Wals - Belo Horizonte. Garrafa de 355 ou 600 ml. Pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação).



Prato Principal:

Estilo Dry Stout


1) Murphy's Irish StoutComo uma legítima cerveja irlandesa, a Murphy’s Irish Stout tem sabor marcante e apresenta o tradicional sistema Draughtflow, que cria uma espuma incrivelmente cremosa que é marca registrada deste tipo de bebida. Possui mais de 150 anos de tradição, com qualidade reconhecida e premiada internacionalmente. Utiliza malte torrado na sua produção e possui 4% de teor alcoolico. Lata de 500 ml que pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet ou no comum), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação). 

2) Guinness DraughtA Guinness Draught é uma cerveja tipo Stout, de alta fermentação, feita com percentual de malte torrado, que lhe confere sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. O lúpulo utilizado confere à Guinness um distinto sabor, com excelente balanço entre o amargor e a doçura. Sua espuma densa e cremosa torna a Guinness uma cerveja extremamente saborosa e mais robusta que qualquer cerveja super-premium.  Possui 4,1% de teor alcoolico. Lata de 500 ml que pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet ou no comum), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação).  

3) Super Bock Stout Super Bock Stout é a cerveja preta especial da Super Bock, produzida a partir de maltes especiais que lhe conferem um aroma e gosto distinto, bem como uma espuma cremosa e duradoura. Super Bock Stout difere das Cervejas Pretas existentes por ser mais encorpada, com aroma e gosto mais complexo (frutado) e não tão torrado. Possui 5% de teor alcoolico. Garrafa de 355 ml que pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação).  


Sobremesa:


Estilo Porter

1) Colorado Demoiselleuma cerveja escura e que leva café na sua formulação. Esta cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. Este café é comprado direto do produtor, moído, torrado e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro. A receita desta Porter foi desenvolvida com a colaboração do premiadíssimo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa. Possui 6% de teor alcoolico. Garrafa de 600 ml que pode ser encontrada no Verdemar, Super Nosso (Gourmet), Mamãe Bebidas ou no Artesanato da Cerveja (R. Guaicuí, 660 - Luxemburgo, no Shopping Woods, praça de alimentação). 

2) Opa Bier Porter cerveja escura e de alta fermentação. Encorpada e com colarinho cremoso, possui um aroma inconfundível, sabor intenso e paladar marcante com notas de café torrado. Aprecie a uma temperatura de 0ºC a 3ºC. A Opa Bier resgata uma tradição que sempre pertenceu a Joinville: Produzir cervejas de qualidade incomparável obtidas com a mais pura água. Possui 4,6% de teor alcoolico. Garrafa de 600 ml que pode ser encontrada noMamãe Bebidas.

3) Taberna PorterCerveja especial, elaborada seguindo fielmente as normas da Escola Inglesa. Utiliza na composição de sua receita, 7 variedades de maltes de cevada, sendo 3 deles torrados, que conferem à esta cerveja o aroma clássico de café expresso e chocolate meio amargo, além de leveduras selecionadas que trazem durante a fermentação notas frutadas de baunilha. Possui um leve amargor no sabor, proveniente dos lúpulos utilizados. Apesar de escura, equilíbrio suficiente para torná-la uma cerveja bem fácil de beber. Produzida com puro malte, isenta de substâncias químicas produzidas e/ou introduzidas artificialmente. Possui 5,5% de teor alcoolico. Garrafa de 500 ml que pode ser encontrada no Frei Tuck - BH MG ou Taberna do Vale (Jardim Canadá).


Um abraço e boas cervejas a todos.


Marckleuber e Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário